Como recuperar arquivos ocultos pelo Free Hide Folder

Free Hide Folder

Há alguns meses atrás eu tinha instalado o programa Free Hide Folder, que é utilizado para esconder pastas no computador, protegendo contra o acesso alheio. Na época em que escrevi o post eu tinha testado o programa ocultando uma pasta com muitas imagens usadas no blog. Tudo funcionou bem, sem nenhum problema. Até o dia que resolvi subitamente formatar o HD (disco C:) para instalar outro SO.

Como os meus backups ficam em outra unidade (disco D:), nem me lembrei que tinha ocultado aquela pasta neste disco. Minha surpresa foi que ao reinstalar o novo SO, quando fui atrás daquela pasta, lembrei de tê-la ocultado com o Free Hide Folder, mas não tinha seguido as instruções do desenvolvedor, de fazer um backup das configurações das pastas ocultas para o caso de ter que restaurar futuramente. Bem, eu sabia que os arquivos que estavam ocultos no meu disco D: ainda estavam lá, apenas não conseguia mais vê-los e acessá-los. Não consegui recuperar, mesmo reinstalando o Free Hide Folder.

A dica que vou lhes mostrar agora é como eu consegui recuperar estes arquivos. Talvez você tenha passado por isso e ainda dê tempo para você recuperar seus dados, caso ainda não tenha formatado o HD onde estão os dados ocultos. Pois se tiver feito isso, somente uma ferramenta profissional para recuperação de dados é que vai resolver.

Na verdade, os arquivos ainda estavam no HD, ocupando espaço em disco, mas a pasta que antes tinha um determinado nome, agora estava com o nome RECYCLEDÿÿ. Como eu sabia que esta pasta estava dentro de uma outra (D:\Downloads), eu usei este programinha para ir me mostrando os conteúdos das pastas (e o espaço ocupado por elas). Foi assim que descobri que o nome daquela pasta agora era RECYCLEDÿÿ, pois abrindo ela com esse programa eu encontrei meus arquivos. Bingo! O que eu tinha que fazer agora era achar uma maneira de desocultar esta pasta e pronto!

Para fazer isso eu usei a linha de comando, ou prompt de comando, como queiram. Para saber os atributos de uma pasta basta acessar a raiz, onde ela se encontra e digitar o comando: attrib <nome da pasta> [enter]

A pasta "perdida" se encontrava dentro da pasta D:\Downloads (mesmo lugar de antes), estava com os atributos SH (que indica pasta de sistema e oculta). O que eu fiz para desocultar esta pasta foi digitar o comando attrib –s –h <nome da pasta> [enter] usando a linha de comando (CMD). Mas como eu encontrei o caractere ÿ, se ele não tem no teclado? Você pode usar o mapa de caracteres que vem no Windows, que fica dentro da pasta Acessórios do Menu Iniciar, e então copiar e colar este caractere dentro da janela do prompt de comando, usando o ícone do alto à esquerda da janela e escolhendo a opção Editar/Colar (não use CTRL+V que não funciona). Veja os caracteres da tabela ASCII completa. Mas pode ser que no seu caso seja outro caractere. Não importa.

Feito isso, minha pasta voltou a aparecer no Windows Explorer. Como eu já podia vê-la, então pude renomear ela colocando o antigo nome e enfim recuperei meus arquivos! Espero que esta dica seja útil para você.

Ah, o programa Free Hide Folder é bom, mas temos que tomar certos cuidados com ele. Nunca se esquecer que toda vez que você ocultar uma pasta, faça um backup das configurações dos dados ocultos para se prevenir. Faça isso usando o próprio Free Hide Folder. Qualquer dúvida, comentem!

32 comentários

Ae Cara!!!
Salvou minha vida..hauahuahuahua
Otimo post heim!
Eternamente grato....hehe

Flw

Responder

Por nada Thiago! Grande abraço!

Responder

Kara vc nem sabe o quanto me ajudou com isso vlw sou grato a vc meu camarada

Responder

Mais 2 ex-desesperados, hehehe.

Responder

Melhorando sua dica, pra vc não precisar achar no mapa de caracteres o ÿ,quando vc digitar o comando attrib digite a primeira letra da pasta e tecle TAB, o cmd faz uma busca das pastas q começam com essa letra e clicando + vezes tab ele vai passando todas as pastas q começam com a devida letra, fica mais facil..me ajudo pra caramba essa dica...

vlw

Responder

Muito legal essa sua dica. Fica aí a sugestão para facilitar o processo de desocultar a pasta. Esta realmente é a parte mais chata do processo. Obrigado por contribuir!

Responder

aew cara olha,eu tinha umas pastas em oculto,aew eu installei o free hide folder e agora não concigo mais achar a pasta,se puder me ajudar vlw aew.

Responder

VALEU MESMO!

marcio

Responder

gostei da dica + não consegui sou muito ruim em computador :/

Responder

Show de bola, eu nem precisei usar linha de comando, atraves desse programinha eu copiei os arquivos para outro locabl e depois deletei a pasta RECYCLEDÿÿ, valeu mesmo

Responder

valeu pela dica, me ajudou bastante.

Responder

Obrigado pelas dicas. Mais uma vida salva. Parabéns!!!

Responder

Cara vc salvou meus arquivos. Muito obrigado.
No meu caso foi mais fácil, pois não havia nenhum caracter estranho no nome da pasta não, ai foi só modoficar os atributos.
Grato

Responder

Tenho a obrigação de te agradecer muito. Saí do desespero por causa da sua dica. Valeu.

Responder

Tem um jeito mais fácil.

>>>>>..:: NOVA SOLUÇÃO ::..<<<<<<


vá na pasta onde a pasta ou arquivo oculto estava.
agora vá em Ferramentas/ opções de pasta.

Na guia "modo de exibição" procure pastas e arquivos ocultos e selecione
"mostrar pastas e arquivos ocultos".
Na mesma guia "modo de exibição" desmarque a opção "OCultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado) "

Agora você verá na pasta onde estava o arquivo ou pasta, uma pasta chamada "RECYCLEDÿÿ" . Lá estará os arquivos e pastas ocultas.

Recomendo depois ir em Ferramenstas/ opções de pasta;
ir na guia "modo de exibição" Marcar "não mostrar pastas e arquivos ocultos" e remarcar a caixa "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado).

Se não entender direito recomendo que leia quantas vezes forem necessárias.


Contato http://www.twitter.com/madnessboy

Responder

Vc é meu herói cara... nunca ia conseguir recuperar minha coleção de filmes caseiros...rsrs... um dia desse te pago uma gelada

Responder

Nao precisa de nada disso nao...no site do desenvolvedor, há um programa chamado "restore". Para utilizá-lo, é necessário desinstalar o Free Hide Folder, rodar o aplicativo, indicar em que pasta estava sua subpasta, ou se estava na unidade C (raiz), indicar a raiz e clicar no botao "start restore". O aplicativo vai procurar e vai encontrar sua pasta "perdida".

Responder

Estava com problemas para digitar o "ÿÿ" no DOS, acabei descobrindo que pelo ótimo Scanner 2.10 do Link da tutorial vc consegue, apontando para a maldita pasta RECYCLEDÿÿ e clicando com o botão direito do mouse abri-la no Explorer, sem problemas, e assim acessar o que precisa...e habilita também a opção para excluir a pasta de vez. Jefferson Silva VAleu a Ajuda !!!

Responder

show de bola a sua dica, acabo de fazer aki no meu pc no dia 26-04-2011 as 22:30,,, todas as pastas apareceram! perfeitas e intactas, obrigado pelas dicas!!!

Responder

Um outro jeito bem simples de resolver é com o programa Shadow Copy, (leve e gratuito). Ele encontra os arquivos que estão ocultos copiando para uma pasta.

Responder

eu ainda nao consegui, tipo, qndo eu fui clicar no un-hide da pasta pra ela abrir, apareceu um quadrinho dizendo que estava invalida a pasta, entao, eu retirei a pasta da lista de arquivos escondidos. agora nao tem mais nada na lista, gostaria de ter meus arquivos de volta D':
add msn pra vc me explicar?
diegojsoares2010@hotmail.com
vlw ae

Responder

PARABÉNS MEU GRANDE IRMÃO, SEREI ENTERNAMENTE GRATO!

Eliardo - Fortaleza-CE

Responder

Instalei , joguei as pastas dentro do programa e fui viajar , agora nao consigo lembrar a senha como faço para recuperar ???? me ajudem ...

Responder

Esqueci qual é a minha senha. tem alguma dica ?!

Responder

VALEU! ME AJUDOU MUUUUUUUUUUUITO!!! SOU ETERNAMENTE GRATO!

Responder

Eu não consegui através desse tutorial, NÃO TO FALANDO QUE NÃO FUNCIONA, SÓ DISSE QUE EU NÃO CONSEGUI..

mas em um site americano me recomendaram usar o TOTAL FILE COMANDER .. e por incrivel que pareça, funcionou .. http://www.baixaki.com.br/download/total-commander.htm

é só abrir a pasta nele que ela volta a existe no diretório :D

Responder

VALEU!!!! ÓTIMA DICA - FUNCIONA E É SHOW DE BOLA
aBRAÇO E OBRIGADO

Responder

Valeu, Cara.. vc é imoral.. aconteceu a mesma coisa que tu citasse a cima.. sequi os passos .. de 1ª não consequir .. mais fui lendo direitinho até acertar .. Valeu cara .. (Y) mim tirou do sufoco vic ...

Responder

Nâo consigo ver as pastas ocultas no free hide,mesmo com essas dicas
nâo consigo abrir,clico em unhide e aparece um aviso pra mim renomear,faço o que pede mas novamente dá errado,memso seguindo essas dicas n consegui,alguém pode me ajudar? fico muito grato,abçs

Responder

Cara, seguinte:
O próprio programa "scanner" te dará acesso aos arqivos ocultos. Basta clicar com o botão direito do mouse em cima do espaço ocupado pela pasta na opção "abrir". Voilà!!!

Responder

Postar um comentário