Em 2014, se tudo der certo, caso o consumidor queira cancelar um serviço de telefonia fixa, celular, internet ou TV por assinatura, ele não precisará mais ligar para o call center de nenhuma empresa. Isto poderá ser feito de uma forma bem mais simples, ou seja, pela internet! Basta que o consumidor acesse o site da empresa, se idenfifique e efetue o cancelamento do serviço.
Para isso, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende acelerar a aprovação de um novo regulamento (previsto para o dia 15 de novembro) para as empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Isto pode por fim a uma das coisas mais chatas e irritantes que existem, que é tentar cancelar um serviço por telefone aqui no Brasil.
Quem já passou por isso, sabe do que estou falando. Eles fazem de tudo para dificultar a nossa vida nestas horas, e muitas pessoas acabam até desistindo de cancelar. No meu caso, na última vez que fui cancelar um serviço de TV a cabo, a ligação caiu (derrubaram) umas 3 vezes, fui transferido para umas 3 atendentes diferentes, sem falar no tempo de espera, aborrecimentos, etc. Você precisa de muita paciência nestas horas.
O novo regulamento ainda determina que, caso o consumidor resolva ligar para a empresa para cancelar o serviço, também deverá existir uma opção que permita o cancelamento automático, sem precisar falar com nenhum atendente.
Quer dizer então que é só cancelar e pronto? Não é bem assim. É aí que vai entrar em ação o famoso “setor de retenção” das empresas. Sim, eles terão ainda 2 dias para tentar negociar (bajular) com o consumidor através de uma outra proposta mais vantajosa e muitas promessas. Bom, pelo menos é uma boa notícia! É esperar para ver.
Fonte: Estadão
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