Top 5 - Melhores editores de texto para programadores

Para aqueles estudantes ou profissionais que vivem codificando, fuçando em códigos de programas ou mesmo trabalhando com diversos tipos de arquivos de configuração, indicamos abaixo uma lista com os 5 melhores editores de texto gratuitos para Windows destinado a programadores.

Notepad ++ talvez seja o editor mais popular. Versátil, cheio de recursos e compatível com diversas linguagens de programação. Possui suporte às seguintes linguagens: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, Javascript, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBS, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, TeX, TCL, Assembler, Ruby, Lisp, Scheme, Properties, Diff, Smalltalk, Postscript, VHDL, Ada, Caml, AutoIt, KiXtart, Matlab, Verilog, Haskell e InnoSetup Scripts. Disponível em português do Brasil, este editor possui recursos úteis como navegação por abas, destaque de sintaxe, função auto-completar, sistema de busca e substituição de textos, personalização da interface, etc. Possui versão portátil e é compatível com as versões do Windows mais recentes.

ConTEXT EditorConTEXT é um poderoso editor de texto de código aberto que prima pela leveza, sendo ideal para programadores. É compatível com as seguintes linguagens  C#, C/C++, Delphi/Pascal, Java, Java Script, Visual Basic, Perl/CGI, HTML, CSS, SQL, FoxPro, 80x86 assembler, Python, PHP, Tcl/Tk, XML, Fortran, Foxpro e InnoSetup Scripts.  Possui diversos recursos muito úteis como comparação de arquivos, busca e substituição de textos, gravador de macro, etc. Está disponível em português do Brasil, bastando apenas alterar o idioma nas preferências do programa após a instalação. Possui versão portátil e é compatível com as versões do Windows mais recentes.

PSPad Freeware EditorPSPad é um edito de texto gratuito que suporta vários tipos de arquivos e linguagens. Indicado para programadores que trabalham com várias linguagens, que desejem utilizar um editor com destaque de sintaxe, que necessitem de uma ferramenta fácil porém bastante poderosa. Possui diversas extensões que aprimoram o editor com mais funcionalidades para uso com algum tipo de linguagem ou programa específico. Possui gravador de macros, um cliente FTP, recursos de busca e substituição de textos, etc. Compatível com as versões do Windows mais recentes.

PFE32 - Programmer's File EditorPFE32 (Programmer’s File Editor) é um editor mais antigo (aliás faz tempo que ele não é atualizado), mesmo assim o consideramos como um dos mais rápidos que existem no mercado. Ele é capaz de abrir arquivos de texto de alguns gigabytes em alguns segundos. Possui recursos de busca e substituição de textos, gravador de macros, etc. Compatível com todas as versões do Windows.

evolvEd Free EditorevolvEd é um editor de texto leve e gratuito para desenvolvimento web, códigos de programação e scripts. Possui recursos como destaque de sintaxe, visualizador hexadecimal, compilação de códigos, sendo compatível com diversas linguagens como Perl, VB, C/C++, Java, PHP, Delphi/Pascal, StreamServe, Fortran, Cobol, Lua, Python, Lisp, XML,  etc. Compatível com as versões do Windows mais recentes.

2 comentários

Esse PFE Editor eu uso no meu trabalho para abrir grandes arquivos TXT e etc, e posso dizer que não tem igual. É uma ferramenta indispensável pra mim. Valeu!

Responder

É isso mesmo! Ele é leve e muito rápido.

Responder

Postar um comentário