Como criar senhas seguras e fáceis

Você já deve ter lido recomendações para construção de senhas seguras, como misturar letras e números, criar senhas longas, utilizar caracteres especiais (&, %, $, ~, *), e outras. Estes procedimentos são úteis para criar senhas difíceis para um intruso adivinhar, mas também acabam se tornando um empecilho para o próprio usuário lembrar das combinações depois.

Ao mesmo tempo, a variedade de senhas é quase uma necessidade para quem utiliza a Internet. Repetir a mesma senha para vários serviços é arriscado, pois se uma pessoa mal-intencionada descobrir esta senha, poderá usá-la para acessar diferentes serviços e dados pessoais dos usuários, o que pode até incluir serviços de Internet Banking.

A boa notícia é que há formas de criar senhas seguras e ao mesmo tempo fáceis de lembrar. Veja algumas dicas:

1) Uma boa forma de criar senhas não óbvias é usar as primeiras letras de uma frase de que você lembre facilmente. Por exemplo: amepdtbaqf é a seqüência de letras iniciais do ditado "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".

2) Outra forma de variar senhas é criar desenhos geométricos no teclado. Por exemplo: 0okmnji9 são duas linhas diagonais, uma descendente outra ascendente, formadas pelos caracteres a partir do zero. Jamais, porém, use seqüências simples do teclado, como qwerty ou zxcvbn, que são extremamente "manjadas".

3) Os passos acima são úteis para criar senhas variadas, mas não necessariamente resolvem o problema de lembrá-las. Uma forma de resolver isso é combinar informações padronizadas com dados que variam a cada cadastro. O mais comum é criar regras baseadas no nome do próprio site ou serviço. Por exemplo: você poderia usar a senha de34rfvc para se cadastrar no site hsbc.com.br e i87ujm,k para se cadastrar no site microsoft.com.br.

As senhas acima são completamente diferentes uma da outra, mas ambas foram baseadas na mesma .fórmula. matemática: basta contar a quantidade de letras do nome principal do domínio (quatro no caso de hsbc.com.br e nove para microsoft.com.br) e criar uma senha formada por uma figura que começa na letra do alfabeto correspondente a esse número (nos casos, a quarta letra . d -, e a nona letra - i).

Este exemplo é apenas didático e pode até formar senhas repetidas, caso os domínios tenham a mesma quantidade de letras, mesmo assim, ainda possibilita uma boa variação de senhas.

Além destas sugestões, a maioria das recomendações antigas para a criação de senhas continua válida. Adicione às que já foram citadas no início deste artigo as seguintes:
- Não usar senhas relacionadas a datas de nascimento, casamento, nomes de filhos e assim por diante;
- Não usar senhas óbvias, como 12345;
- Não usar senhas que sejam palavras existentes, para evitar ferramentas que automatizam a tentativa de adivinhá-las por meio de palavras de dicionários.

Fonte: www.pcsaudavel.com

Postar um comentário